Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vida de campo

Estive of essa semana devido ao coração.rsrs
Estava para fora. E nesse tempo fiquei analisando:coisa linda a vida do campo.
No campo as pessoas são trabalhadoras, dedicadas e abencoadas por Deus. Que não reclamam de acordar de madrugada para dar "bóia" para a criação, para tirar leite, para ir na lavoura. Fazem um trabalho incansável e após tudo isso o resultado é muito bom. Frutas e verduras saudavéis sem agrotóxicos e acima de tudo deliciosas. Carnes de primeira, guloseimas naturais...
Eu fico encantada com tudo isso, pois a todo momento vejo pessoas reclamar do que fazem, a vida que teem, enquanto as pessoas de fora enfrentam no seu dia a dia, seja com qual tempo for, várias dificuldades para cultivar seus plantios e criar seus animais e ainda sobra tempo para a mulher cuidar da ksa e dar uma boa educação  aos seus filhos.
Essa musica do Baitaca traduz um pouco do que quero falar:

Lida Campeira

                            Baitaca

(Meu canto é o berro do gado no fundo de uma
invernada
É o relincho da manada retoçando na mangueira
Minha garganta missioneira não se entrega e nem se
rende
E eu canto pra quem compreende a nossa lida
campeira.)


Coveia o bicho parceiro gruda-lhe a marca
Confere a tarca quando os toro já capô
Escoie a vaca mais gorda e gruda-lhe a faca
E sarga o coro que o capataz te mando


Busca os ternero aparta e bota biquera
E troca um poste da mangueira que quebro
Busca os ternero aparta e bota biquera
E troca um poste da mangueira que quebro


Pois esta é a vida que leva um peão campeiro
O dia inteiro numa lida de mangueira
Por isso eu canto verso xucro e patacuero
Pra quem compreede a braba lida campeira
Por isso eu canto verso xucro e patacuero
Pra quem compreede a braba lida campeira


Dia de chuva dá uma sovada nas corda
Varre o galpão e limpa bem a estrebaria
Vê se a carreta não tá goteriando a torda
Espeta um chivo pra comer de meio dia
Se para a chuva de tarde busca as oveia
Marca os cordeiro e recorre o gado de cria


Clareia o dia reúne toda a peonada
Vão pra invernada e já sai de campereando
Entra no campo e uma vaca imundiciada
Enxerga o cavalo e ela já sai disparando
Eu e o peão veio cruzam o rastro e manda a corda
Apeia e cura e deixa o cavalo cinchando

Nenhum comentário:

Postar um comentário